Portal da Cidade Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra
461 anos

História de Itapecerica da Serra - SP

RESUMO HISTÓRICO – Itapecerica da Serra- SP

Itapecerica da Serra tem suas raízes fincadas na história de povos indígenas, de origem tupi-guarani, que habitavam a região muito antes da chegada dos colonizadores portugueses e de outros países. A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia”. Com o passar dos anos veio à chegada dos portugueses a estas terras, no século XVI, vieram grupos de padres missionários jesuítas da Companhia de Jesus. O interesse Português era explorar as riquezas da colônia e a dos padres, evangelizar os indígenas para torna-los cristãos, aumentando assim o número de fiéis pelo mundo.

Acredita-se que por volta de 1562, nas terras em que hoje pertence à Itapecerica da serra, os padres fundaram uma missão jesuítica, com os índios já pacificados e convertidos, iniciando a história do município. A missão jesuítica para a região estava sob o comando do padre Belchior de Pontes. Ele também recebeu indígenas trazidos da região de Carapicuíba, que contribuiu para o aumento da população da futura cidade. Para marcarem presença e fixarem o aldeamento, os jesuítas construíram a capela de Nossa Senhora dos prazeres, padroeira da localidade. Em homenagem à Nossa Senhora, o local teve seu primeiro nome: Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica, modificando, posteriormente, para Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia. Os padres jesuítas foram fundamentais para a formação da cidade, marcando caráter religioso e a história da localidade. Muitos moradores de vilas vizinhas dirigiam-se ao local em busca de melhores condições da vida e trabalho.

A base econômica da cidade estava na agricultura, principalmente de mandioca, além de legumes e trigo. Mesmo com o aumento da população, a economia ainda era praticamente de subsistência, uma economia familiar. Com a construção do ramal ferroviário Mairinque-Santos, as bases econômicas do local foram ampliadas e a venda do que era produzido na região pôde ser levado a outros locais do Estado.

Em 1841, o povoado de Nossa Senhora dos prazeres tornou-se Freguesia do município de Santo Amaro, mudando o nome para Itapecerica. Em 1877, no dia 08 de maio, a freguesia tornou-se vila, por ocasião da criação do Município de Itapecerica da Serra. Nessa data é comemorado o aniversário da cidade. Foi em 1944, em 30 de novembro, que o local passou a ser chamado de Itapecerica da Serra, para não ser confundido com município de Itapecerica em Minas Gerais. Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra.

Com passar dos tempos, estes distritos foram se emancipando, sendo que São Lourenço da Serra foi o mais recente a obter a emancipação político-administrativa, para se tornar Município. Ao longo do século XX, a cidade Itapecerica da Serra passou por transformações significativas, com o crescimento da indústria e a urbanização. A construção da rodovia Régis Bittencourt impulsionou o desenvolvimento econômico da região. Assim como imigrantes de diversas partes do mundo compuseram a identidade do povo brasileiro, várias etnias vieram para Itapecerica da Serra e influenciaram a cultura, a religiosidade, a economia e a vida da cidade. Itapecerica da Serra está inserida na lei de proteção aos mananciais, e 70% do seu território é coberto pela mata atlântica, assim, atraindo milhares de visitantes que querem apreciar a natureza da vegetação preservada e os atrativos que a cidade oferece.

A cidade mantém viva as tradições folclóricas e possui roteiros turísticos bem diversificados: De aventura, religiosos, ecológicos e eventos culturais. Pode-se citar alguns pontos turísticos como: Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres e a Capela de São Benedito, que são testemunhos da história religiosa da região. O Museu Histórico "Prefeito Virgínio Zanin" abriga um acervo que retrata a história da cidade, com exposições de fotografias, documentos antigos e objetos históricos que contam a trajetória de Itapecerica da Serra.

Hoje, é um local de referência na cidade. A cidade conta com templos de cultura japonesa, como o Templo das almas que é voltado à realização de cerimonias budistas e o templo Dourado kinkaku-ji que é uma réplica perfeita do templo Kioto, no Japão, sua visitação é aberta e fica em meio a uma densa floresta e jardins orientais.

Um roteiro turístico ecológico da cidade é o Parque da represinha, que fica localizado em uma área de preservação da Mata Atlântica e possui diversas trilhas, com uma diversidade exuberante de fauna e flora. Além disso, A cidade promove festas tradicionais, como a Festa do Peão de Boiadeiro, Arraia de São Pedro que é uma festa junina, trilhas de Jeep e Moto em meio a áreas de floresta promovendo a consciência ecológica e festas religiosas que refletem a cultura local, incluindo música, dança e culinária típica.

Hoje, Itapecerica da Serra é uma cidade com uma mistura de áreas urbanas e rurais, conhecida por sua beleza natural e eventos culturais. Continua a desempenhar um papel importante na região metropolitana de São Paulo, oferecendo qualidade de vida a seus habitantes.